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Lojas virtuais

Loja virtual – Como vender mais

O número de lojas virtuais aumenta a cada dia. A concorrência está forte. Fica cada vez mais difícil das lojas virtuais conseguirem conquistar os clientes e terem o retorno que precisam. Nesse post, vamos te dar dicas práticas de como vender mais na loja virtual da sua empresa.

1 – Ter um site 100% funcional e de fácil navegação.

Todas as funções da sua loja virtual devem funcionar perfeitamente. O cliente deve ter acesso fácil às informações que o interessam. Categorias, busca facilitada, promoções, gateway de pagamento… Tudo isso deve ser bem claro e intuitivo.

Uma coisa fora do lugar, e o cliente fecha a janela para nunca mais voltar. Por isso, fique atento ao design e às funções do seu site.

Erros muito comuns são carregamento lento, imagens muito pequenas e de baixa qualidade, links quebrados… Na maioria das vezes são coisas pequenas e fáceis de serem resolvidas, que podem fazer uma grande diferença no seu faturamento.

2 – Entenda QUEM é o seu cliente.

Hoje em dia existem ferramentas que podem te ajudar a entender melhor quem é o seu cliente, como o Google Analytics, por exemplo. E você deve abusar delas.

Investir em marketing digital é importantíssimo para a sua loja virtual. Por isso, não é qualquer tráfego que te interessa. Precisamos focar nas pessoas que gerarão vendas.

Será muito mais difícil você se dar bem, se não conhecer MUITO BEM o perfil do seu cliente.

Muitas vezes o empreendedor não consegue enxergar o seu negócio a partir da visão do cliente. Conhecendo-o, você conseguirá melhorar sua apresentação, preço, produtos, design da marca e do site… Isso envolve desde a região de onde mora, trabalha, idade, classe social, religião… Quanto mais informações você tiver, melhor.

  • Olhe os relatórios de vendas;
  • Faça pesquisas com quem já comprou na sua loja virtual;
  • Use as redes sociais para conversar com seus clientes e entender suas necessidades;
  • Analise os horários e perfis dos usuários que acessam sua loja virtual com mais frequência;
  • Existem outras dicas, que podemos deixar para um outro post. 

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3 – Ofereça multi canais aos seus clientes.

É necessário que a sua loja esteja presente nas redes sociais, tenha um número de telefone para contato, e-mail, chat… Enfim, que o cliente consiga te encontrar de algum jeito.

O importante é divulgar os produtos da sua loja em diversos meios, para que você consiga alcançar o maior número de pessoas que pertençam ao seu público alvo.

Nem todos os seus possíveis clientes estão no Facebook ou no Instagram… Nem todos usam redes sociais. Alguns preferem falar só por telefone ou e-mail. Mas em todos esses meios existem clientes para a sua loja. Então esteja em todos também, ou pelo menos, num número razoável de mídias, e disponibilize-os em seu site.

Não limite-se às redes sociais comuns, como Facebook, Twitter, Youtube… Os blogs também são ótimas ferramentas para gerar interação com os seus clientes e aumentar a sua relevância no Google. Ter um blog vinculado ao seu site pode atrair mais tráfegos para a sua loja. Você só precisa usar a criatividade para criar conteúdos interessantes para o seu público.

4 – Invista em SEO (Search Engine Optimization).

Traduzindo, SEO significa Otimização para mecanismos de busca. O nome por si só já diz muita coisa. O trabalho de SEO é realizado por um profissional, que otimiza o seu site e conteúdo, para que os mecanismos de busca (Google, Yahoo…) encontrem o seu site com mais facilidade. Assim, sua loja virtual aparecerá melhor posicionada nos resultados das buscas, feitas por usuários interessados pelo seu conteúdo e produto.

Hoje em dia, todo mundo faz buscas na internet, principalmente pelo Google80% dos acessos, na maioria dos sites, vem de buscas de conteúdo. Por é tão importante ter um site bem posicionado.

O trabalho de SEO é lento, envolve muito estudo e não deve ser interrompido. Quando é bem feito, gera um grande aumento nos acessos à sua loja virtual. O que consequentemente gera um aumento nas vendas. Isso diminui a necessidade de investir em anúncios.

5 – Links patrocinados podem ser uma ótima opção a curto prazo.

Assim como dito acima, para que sua loja virtual tenha um bom retorno de SEO, é preciso tempo. Enquanto os visitantes não vêm ao seu site automaticamente, é interessante investir em links patrocinados.

Funciona assim. Você investe um valor ao Google, ou Facebook, ou outro site de onde possam vir seus acessos. Esse valor é gasto conforme os cliques que são feitos no seu anúncio. Dependendo da ferramenta que você usar, o valor por clique pode ser fixo ou variável, dependendo da palavra chave que você usar. Isso depende se ferramenta para ferramenta.

O bom de investir em links patrocinados, é que você vai atingir diretamente as pessoas que se interessam pelo seu produto. Se você tem um salão de beleza no Rio de Janeiro, só pessoas interessadas no seu serviço vão buscar por “salão de beleza no Rio” no Google. Assim, as suas chances de aumentar seu tráfego e faturamento, por um determinado período, aumentam consideravelmente, te dando um retorno financeiro mais rápido.

6 – Apresente-se e seja claro.

Páginas como “Quem somos”, “A empresa”… geralmente não são levadas muito em consideração. Mas é importante mostrar, aos que se interessam, informações sobre a sua empresa. Sua história, visão, valores…

Ok! Sim! O texto que você informar ali não vai interferir diretamente se o usuário vai ou não comprar da sua loja virtual. Mas vai passar a ele a imagem de que a sua empresa é séria e se interessa em ser clara com o cliente. Isso passa confiança.

A mesma importância tem que ser dada à páginas como “termos de uso”, “política de troca”, “envio”, “política de privacidade”… Quanto mais você deixar essas informações claras e à disposição do usuário, mais eles poderão se sentir seguros no seu site.

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7 – Use depoimentos dos seus clientes.

A maioria das lojas virtuais no Brasil, hoje, tem uma taxa de conversão em torno de 0,5%. Isso quer dizer que, 1 venda feita a cada 200 visitas.

Isso se deve a diversos fatores, sendo que um deles é a falta de confiança. É difícil convencer alguém que não te conhece, e nem a sua empresa, a botar seu dinheiro num produto, que nem sabe se existe ou se vai ser entregue.

Uma dica certeira é implantar depoimentos de clientes em sua loja virtual. Seja em vídeo ou texto, o que importa é ter alguém dizendo que vale à pena comprar com você, que teve uma boa experiência, que o produto é de qualidade… Enfim, que o usuário pode confiar na sua loja virtual.

Isso é valiosíssimo, e vai te ajudar a passar mais confiança ao usuário e aumentar o seu faturamento. Teste e comprove.

8 – Facilite o contato do cliente.

Assim como eu disse antes, o usuário da sua loja virtual nunca te viu e nem viu a sua empresa. Ele precisa sentir que conseguirá entrar em contato com vocês quando ele precisar. Seja para tirar dúvidas ou para fazer uma solicitações.

Ter um sistema de chat no seu site pode ser uma ótima opção para estreitar essa ponte, e aumentar a confiança na sua empresa.

Mas o mais importante de tudo é, que você ou sua equipe estejam presentes nesses meios. Se tem chat no site, atenda por lá. Se o atendimento é 24 horas, que realmente funcione 24 horas por dia. Não adianta botar formas de contato no site se elas não funcionam na prática.

9 – Gaste mais tempo descrevendo o seu produto.

Muitas lojas virtuais cadastram produtos em seus sites, mas não dão a devida atenção à descrição destes. O cliente não está vendo o produto na frente dele. Portanto, quanto mais informações você passar sobre o produto, mais ele se interessará em comprar de você.

Cores, medidas, materiais, funções, explicações… Quanto mais informação, melhor.

Por exemplo. Um usuário acessou 3 site que venda câmeras digitais. Os 2 primeiros tinham fotos de qualidade, descrições básicas, valores parecidos e as mesmas formas de pagamento. Quando esse usuário entra no terceiro site, ele vê as mesmas formas de pagamento e valor parecido. Mas descobre as medidas da câmera, e pode imaginar como será o seu manuseio. Descobre também as lentes compatíveis com ela, os efeitos que ele pode conseguir com aquela câmera, qualidade da imagem…

Todas essas informações vão despertar o interesse do usuário em comprar essa câmera com o terceiro site. Por isso, invista tempo nas descrições dos produtos.

10 – Invista em um certificado de segurança.

Existe um tipo de certificado, chamado SSL, que garante ao usuário que o seu site é realmente o que diz ser. O certificado SSL pode ser contratado por um preço acessível, e geralmente é pago anualmente.

Quando o sua loja virtual estiver com o Certificado SSL instalado, o seu site receberá um cadeado verde ao lado do endereço. Aparecerá para o usuário que o seu site é de confiança. Isso passa muita credibilidade ao usuários, que vai se sentir mais seguro para realizar uma compra na sua loja virtual. 

Além do mais, sites com o certificado SSL ativos, podem ter sua relevância aumentada no Google e em outros buscadores. Com isso, as páginas dos seus produtos podem ser melhor posicionadas nos resultados.

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11 – Permita que falem de você.

Ter links que levem ao seu site, também é algo que auxilia no melhor posicionamento nos resultados de busca. Melhor ainda quando o conteúdo desses links falam bem de você.

Se você é uma empresa de turismo, cadastre-se no Trip Advisor. Peça aos seus clientes satisfeitos, que façam um comentário lá.

Mesmo que não tenha nenhuma reclamação sua, cadastre-se no Reclame Aqui (melhor ainda se não tiverem reclamação).

Se existe algum blogueiro ou youtuber (influenciador digital), que seja autoridade no assunto que envolva a sua loja virtual, feche uma parceria com ele. Compre um post, compre um vídeo, fotos no Instagram com os seus produtos… Isso vai fazer com que o público que o segue, visite sua loja virtual e conheça sua marca.

É importante que falem de você na internet e que tenham links apontando pro seu site.

Fundadora e CEO da agência Daniele Sousa Webmaster, 26 anos, carioca, casada, com formação técnica em web design e design gráfico. Trabalha com internet há 10 anos. É especialista em desenvolvimento web e marketing digital, possui vasta experiência em design e programação PHP. Ama café com leitura. É uma apaixonada por empreendedorismo e tecnologia. Criou este blog com a intenção de ajudar novos profissionais da área e empresários que desejam alavancar suas empresas na internet.

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