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20 dicas para ter resultados no site

Infelizmente, hoje em dia, ainda existem muitas pessoas que veem os sites apenas como uma forma de estar na internet. Não tem nenhuma expectativa além sobre isso, por isso não conseguem alcançar resultados no site. Mas é importante informar que, empresas de diversos setores, conseguem tirar a maior parte do seu lucro, se não todo ele, só com o seu site.

Por que uns conseguem e outros não? Nesse post eu vou dar 20 dicas para que você tenha um site que venda e gere resultados para a sua empresa.

1 – SEO para ter mais resultados no site.

Traduzindo, SEO significa Otimização para mecanismos de busca. O nome por si só já diz muita coisa. O trabalho de SEO é realizado por um profissional, que otimiza o código fonte do seu site e o seu conteúdo, para que os mecanismos de busca (Google, Yahoo…) o encontrem com mais facilidade.

Hoje em dia, todo mundo faz buscas na internet, principalmente pelo Google80% dos acessos, na maioria dos sites, vem de buscas de conteúdo. Por é tão importante ter um site bem posicionado.

Quanto mais tráfego você tem, mais vendas podem ser geradas. Por isso, não deixe esse item para lá e tenha isso como principal tarefa.

2 – Defina um objetivo para o seu site.

Já entrou em uma loja virtual ou site e ficou perdido no meio das informações? Isso é horrível para o usuário, e também para a empresa.

Se, para você, ter resultados no site, é ter solicitações de orçamento, destaque isso! Se seu principal objetivo for capturar e-mails, destaque isso também. Se o site se propõe a vender um serviço, a descrição deste serviço deve ser fácil de entender e de contratar.

3 – Use ferramentas que ajudem o seu site a interagir com os usuários.

Você precisará atualizar constantemente o conteúdo do seu site / blog. Por isso, utilize uma plataforma de fácil gerenciamento de conteúdo no seu site. Nos projetos dos meus clientes, geralmente uso o WordPress, que é uma das mais usadas e completas do mercado.

Com essa plataforma, o profissional que você contratar, conseguirá incluir diversas funções no seu site, que aumentarão o engajamento do seu público. Seja uma área de comentários, botões de compartilhar conteúdo, curtir, enquetes, avaliação de conteúdo, e muito mais. Quanto mais o seu usuário puder interagir com a sua empresa através do seus site, melhor.

4 – Autoridade.

É importante inserir no seu site comprovações que a sua empresa é realmente uma autoridade no ramo em que trabalha. Isso ajuda muito em ter resultados no site. Certificados, entrevistas, prêmios… Qualquer elemento que traga autoridade. Isso fará com que o visitante sinta mais confiança em comprar da sua empresa.

5 – Depoimentos.

Os depoimentos são “provas” de que a sua empresa realmente cumpre com o que combina. É ume excelente dica para aumentar seus resultados no site. Os depoimentos podem ser em texto ou vídeo. Peça aos seus clientes satisfeitos que deixem seus depoimentos em seu site.

Em outras palavras, alguém estará encorajando um novo usuário a comprar da sua empresa. Fará com que seus novos clientes percam o medo de comprar com uma empresa que ainda não conhecem. Elas pensarão “Poxa, se tantas pessoas compraram e deu certo, também pode dar certo comigo“.

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6 – Conexão com as redes sociais.

Nem preciso dizer que é importante que a sua empresa esteja presente nas redes sociais. Uma ótima dica é que você insira no seu site plugins de “curtir” do Facebook. O bom dessa ferramenta é que as pessoas se conectam à sua empresa, e receberão suas atualizações conforme você postar. Por isso, valorize cada curtida.

Além do mais, algumas versões desse plugin exibe as fotos das pessoas que curtiram a página da sua empresa. Se o visitante tiver algum amigo ou parente que já tenha curtido, ele vai aparecer entre os primeiros. A pessoa vai pensar “Meu vizinho conhece essa empresa, curte e segue ela. Ela deve ser boa.” Isso é excelente para manter o cliente vinculado à sua empresa, e cria também uma maior relação. Já que ele conseguirá se relacionar com você através das redes sociais.

Mas não limite-se ao Facebook. Esse foi o principal exemplo porque, hoje em dia, é a rede social mais usada. Mas existem possíveis clientes em vários lugares por aí.

7 – Insira um botão de ação (call to Action).

Essa é uma ferramenta simples e muito interessante para conseguir resultados no site. Ele deve ser usado de acordo com os seus objetivos, como explicado na opção 2.

O botão Call to Action, assim como diz a tradução, é o botão que leva o usuário a executar uma ação. Seja efetuar uma ligação automática para a sua empresa, cadastrar email na sua newsletter, comprar um produto… Esses botões devem estar em destaque ou próximos dos produtos / serviços, para que os usuários se sintam atraídos a executar a ação sem terem que pensar muito.

8 – Formulário de contato.

Permita que os seus usuários consigam entrar em contato com você de várias formas. Disponibilize todos os seus telefones para contato, Whatsapp, Skype, Emails, Endereço… e um formulário de contato.

A maioria das pessoas tem preguiça de todo o processo levado para enviar um email manualmente para a sua empresa. Ter um formulário de contato no seu site faz com que essa função fique mais rápida, e que assim, você consiga mais resultados no site. Ali, na mesma página, o usuário digita o email dele, a mensagem, e pronto. Mais uma venda que pode ser fechada.

9 – Perguntas e respostas.

Assim como eu falei no artigo “Loja virtual – Como vender mais“, quanto mais informações o usuário tiver, maior será a chance dele comprar com você. Na maioria das vezes, ele não conhece a sua empresa, nem você. Transparência e informação nunca é de mais. Além de auxiliar no seu posicionamento no Google.

Crie no seu site uma seção de perguntas e respostas, ou perguntas frequentes (os famosos FAQs). Isso, além de ajudar o visitante a tirar dúvidas, entender melhor como será o processo de compra, e aumentar a confiança no seu negócio, diminuirá o fluxo de ligações para a sua empresa. Consequentemente, pode diminuir os custos físicos da sua empresa e aumentar os resultados no site.

10 – Escassez.

Uma dica super interessante, mas que deve ser usada com moderação, é a escassez. Crie elementos no seu site, como promoções, válidas por tempo limitado. “Só essa semana”, “Últimas unidades”… O senso de urgência cria nas pessoas a necessidade de comprar algo que elas realmente precisam, naquela hora.

Não use muito esse item, porque se usar sempre, não será mais escasso. Também, não estenda mais o prazo definido inicialmente. Se isso acontecer, os usuários entenderão que a sua escassez é “babela”. Além de não confiarem mais nas suas futuras promoções por tempo limitado, despertará nele um sentimento que você não quer: a desconfiança.

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11 – Reciprocidade.

Imagina que o seu filho foi convidado para a festinha de aniversário de um amiguinho. Quando chegar o aniversário do seu filho, naturalmente, você vai querer devolver a gentileza, e convidará o amiguinho para a festinha de aniversário do seu filho. A reciprocidade é uma ótima forma de conseguir resultados no site.

Crie um conteúdo, material, e-book, infográfico… Qualquer coisa que seja muito interessante para o seu usuário, sem cobrar nada por isso. Você pode até pedir que eles deixem seus endereços de e-mail cadastrados, e a partir daí, consigam visualizar o conteúdo. O que pode te ajudar a fazer futuras campanhas de marketing digital.

Os visitantes acabam ficando gratos pela ajuda que foi prestada de forma gratuita, não se importando em deixar seus emails cadastrados, e alguns ainda compram algum produto ou serviço com a sua empresa. Além do mais, esse tipo de conteúdo ajuda a aumentar a sua autoridade no seu ramo de atividade. O que gera mais confiança na sua empresa.

12 – Pense como o varejo tradicional.

Quando um cliente entra na sua empresa, você tem grande preocupação em atende-lo bem, apresentar uma grande diversidade de informações sobre o produto, os diferenciais da empresa e etc. No online, seu site precisa ter a mesma preocupação, sendo seu site um e-commerce ou não. Apresentar muitas informações sobre o produto, sem muitos textos, com visual agradável e fotos de qualidade são diferenciais para despertar o interesse do seu potencial cliente e conseguir resultados no site.

13 – Planeje o seu site pensando no usuário final.

Para realmente ter resultados no site e que ele seja eficiente, pense em como facilitar a vida do seu cliente, em todos os sentidos. Quanto melhor o conteúdo do seu site e mais bem organizado for o seu design, mais fácil e rápido o cliente encontrará o que procura e se interessará pelo seu produto.

As pessoas querem encontrar o que buscam rápido. Se o seu usuário entra no seu site e não encontra o que busca nos primeiros 10 segundos, ele fecha a janela e busca em outro lugar. Simples assim. Por isso, mantenha o que lhe interessa em destaque e facilite o seu acesso o máximo que puder.

14 – Mobile First (Mobile primeiro).

Cerca de 95% dos brasileiros usam smartphones para acessar a internet. Desconsiderar a necessidade de ter um site responsivo (que se adapte aos dispositivos móveis) é uma péssima opção. Essa é uma etapa importantíssima para você ter resultados no site. Por isso, o design do seu site deve ser pensado primeiro nas versões responsivas, que é a maior massa que acessará o seu site. Depois nas versões de desktop. Não desconsiderar nenhuma das duas.

15 – Chat online.

Permita que seus clientes tirem as dúvidas na hora que estão navegando no seu site. As pessoas gostam de ter respostas imediatas. Um chat online vai ajudar muito seu cliente, que pode estar indeciso, a comprar o seu produto ou serviço.

Além disso, ele entenderá que a empresa está sempre disponível e com vontade de tirar as dúvidas do cliente. É uma forma interessante de aumentar seus resultados no site e passar confiança.

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16 – Otimize o conteúdo do seu site com palavras chave.

Existem ferramentas específicas para buscar as palavras chave que podem ser mais interessantes para o seu negócio. O Google oferece um serviço chamado “Planejador de Palavra chave” (está vinculado ao Google Adwords). Ali você consegue ter ideias de palavras chave para focar e o quanto de buscas mensais tem cada uma delas.

A partir daí, você consegue escolher as melhores palavras chave para usar nas páginas. Use essas palavras nos títulos, descrições, URLs e textos do seu site. Essa é uma das etapas que podem ajudar o seu site a ter uma boa colocação nas buscas do Google. Então, quando alguém buscar por um termo relacionada à palavra chave que você usou, o Google poderá te encontrar com mais facilidade, e aumentarão suas chances de ter resultados no site.

17 – Corrija possíveis erros

Links quebrados, imagens muito pequenas e retorcidas, imagens muito grandes e pesadas, erros de ortografia… Tudo isso pode fazer com que os usuários percam o interesse em fazer compras na sua empresa, e diminuam seus resultados no site. São coisas básicas, que qualquer profissional consegue fazer. Dependendo do seu gerenciador de conteúdo, de repente, você mesmo consiga consertar esses pequenos erros. Mas que são importantíssimos para que o usuário se interesse em continuar no seu site ou não.

18 – Fotos e vídeos leves, mas de qualidade.

Usar fotos e vídeos de qualidade, causam um impacto significante nos usuários do seu site. É uma forma rápida e objetiva do usuário conhecer detalhes do seu produto ou serviço. Ajuda muito a ter mais resultados no site.

Mas tome cuidado. Imagens de qualidade são importantes. Mas tão importante quanto isso, é que elas sejam leves e rápidas de carregar. Se você inserir uma página com imagens muito grandes e pesadas, o carregamento da página será muito lento. isso fará com que o seu usuário saia do site. Ele perde a paciência e o interesse na sua empresa.

19 – Apresente bem o seu produto.

Uma boa apresentação do seu produto ou serviço é a alma do seu site. Os textos e descrições que você informar, devem apresentar tudo o que é oferecido. Assim como eu falo no artigo “Loja virtual – Como vender mais“, quanto mais detalhes você der sobre o seu produto ou serviço, mais interesse poderá despertar no seu usuário.

Insira descrições, informações, fotos, seus diferenciais… tudo isso torna o produto mais atrativo aos olhos do cliente.

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20 – Plugin “Não vá embora”

 Se você usa o WordPress como gerenciador de conteúdo, assim como todos os nossos clientes, saiba que é possível usar um plugin para diminuir a a taxa de rejeição do seu site.

Existem plugins que identificam os movimentos do mouse do seu usuário. Quando o usuário move-o para sair da sua página, ele dispara uma mensagem na tela, para que o seu cliente não saia tão rápido.

Nessa mensagem você pode botar o link para uma mega promoção, ou uma caixa de cadastro em newsletter, ou um botão para curtir sua página no Facebook.

Na pior das hipóteses, ele sairá do seu site sem ter comprado nada. Ou, ele pode se interessar em continuar no seu site e visitar mais algumas páginas. Ou ele sai, mas tendo deixado o seu e-mail ou curtida no Facebook. Por mais que você não venda nada para ele naquela visita, pode conseguir um contato futuro.  O que é importante para o seu marketing digital.

Fundadora e CEO da agência Daniele Sousa Webmaster, 26 anos, carioca, casada, com formação técnica em web design e design gráfico. Trabalha com internet há 10 anos. É especialista em desenvolvimento web e marketing digital, possui vasta experiência em design e programação PHP. Ama café com leitura. É uma apaixonada por empreendedorismo e tecnologia. Criou este blog com a intenção de ajudar novos profissionais da área e empresários que desejam alavancar suas empresas na internet.

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