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Marketing digital

Marketing digital para corretor de seguros

Há aproximadamente 1 ano, eu firmei uma parceria com um corretor de seguros. Comecei a ver o quanto esses profissionais são esforçados, tem que ter jogo de cintura e garra. Não é fácil fazer tantas visitas, ir a tantos clientes, responder tantas cotações e ainda não aparentar cansaço físico. Muitos deles me pediram ajuda sobre marketing digital para corretor de seguros. Esse é um dos motivos que me fez criar esse artigo. Vamos às dicas.

Tenha uma marca forte

Não é porque você é corretor que não se apresentará como empresa. Por ser profissional liberal que, ter uma marca forte te ajudará a sair na frente dos seus concorrentes diretos, que não ligam para isso.

A logo é o que vai criar o primeiro contato com o seu cliente. Seja se ela estiver num cartão de visitas, flyer, ou página no Facebook. É ela que vai fazer com que o cliente se interesse em te pedir uma cotação. Por isso, invista numa identidade visual forte, que te diferencie de todos os outros, e te dê a cara de “empresa”.

Registre o seu domínio

Para quem não sabe ainda, domínio é o endereço de uma URL com o nome da sua empresa. O meu site, por exemplo, é www.danielesousa.com.br, e o meu e-mail é contato@danielesousa.com.br. O meu domínio é o danielesousa.com.br, e eu uso ele tanto no meu site quanto nos meus e-mails profissionais.

Tenha o seu domínio, mesmo que ainda não tenha um site. Pode criar contas de e-mail vinculadas a ele. Além do mais, o registro de um domínio é muito em conta. Hoje, o valor no Registro.br está em torno de R$ 40,00 por ano. É um investimento baixo, que passará mais credibilidade ao seu cliente quando você for passar o seu e-mail, por exemplo.

Foco nas redes sociais, mas não em todas

Redes sociais são importantíssimas. Mas devemos tomar cuidado para não “apenas criar perfis”. Tem gente que cria um perfil no Facebook, outro no Instagram, outro no Linkedin e não posta em nenhuma dessas redes.

Não adianta atirar para todos os lados. Escolha as melhores redes para você e foque nelas. Se você é corretor e o seu foco é Seguro Empresarial, provavelmente, boa parte do seu público está no Linkedin. Se o seu foco é seguro familiar, por exemplo, pode ser que a maior parte esteja no Facebook e Instagram.

Mas não siga o achismo. Faça uma busca com os seus clientes, pode ser na hora da cotação mesmo. Pergunte em quais redes sociais eles estão presentes. Veja as que mais tem a presença do seu público alvo, e foque nessas.

Crie um site

Você pode ter os melhores serviços à venda, o melhor atendimento e ter preços incríveis que deixam a concorrência tremendo. Se ninguém te encontrar, de nada adianta.

Diferente das redes sociais, um site, quando bem feito, além de passar todo o profissionalismo e credibilidade que a empresa precisa, ele pode trabalhar junto com o Google. O Google é o principal canal de busca, quando uma pessoa está interessada em algo. Sua página na Rede Social não vai ranquear bem nas buscas, com um site isso é possível.

Ter um site é a melhor forma de se apresentar com profissionalismo para uma infinidade de possíveis clientes que fazem buscas diariamente.

Além do fato de ter a sua empresa aberta e possibilitando vendas 24 horas por dia, um site te dá uma infinidade de possibilidades.

  • Fortalecer a marca
  • Passar credibilidade
  • Fechar parcerias
  • Vender serviços para clientes de outras cidades, estados e países
  • Receber pedidos de cotações
  • Gerar leads
  • Ser conhecido por mais usuários, que buscam pelo seu nicho no Google todos os dias
  • Estreitar o relacionamento com o seu cliente
  • E muito mais.

ATENÇÃO: Site e redes sociais são muito importantes. Cada um tem a sua importância e função, e um não exclui a necessidade do outro.

Crie um blog

Diferente do site, que é algo institucional, onde a pessoa vai conhecer a sua empresa, o blog tem outra intenção. Com ele, em vez de apresentar diretamente seus produtos e serviços, você gera conteúdo interessante para os usuários.

Um blog não substitui um site. Isso porque o site é “a cara da empresa”, e o blog é uma ferramenta de marketing digital, usada para fortalecer a marca da empresa, gerar autoridade, credibilidade, estreitar relacionamentos e levar os usuários ao site da empresa também.

Os blogs, geralmente, são as páginas mais bem ranqueadas no Google, por terem bastante conteúdo relevante.

Pense, você abriu a “Você Seguro LTDA”, por exemplo. Quantas pessoas vão pesquisar por “você seguro” no Google? Apenas as que conhecem a sua empresa, provavelmente. Agora pense, quantas pessoas vão pesquisar por “Seguro residencial”. Muito mais, não é? Um artigo no seu blog que fale sobre “Seguro Residencial” tem muito mais chance de ranquear bem no Google.

Quando esses usuários chegam ao seu blog com o artigo “Seguro Residencial”, eles conhecem a sua empresa. Passam a saber que você trabalha com algo que ele buscou e podem se interessar em entrar no seu site. Além do mais, quando quiserem pesquisar por outro tipo de seguro, tem grandes chances de entrarem novamente no seu blog, onde você posta artigos cotidianamente.

Leia esse artigo onde eu explico 5 motivos para ter um blog corporativo.

Exemplo: Eu trabalho com web design. Tenho um site institucional onde mostro e ofereço meus serviços aos usuários que passam por lá. Ao mesmo tempo, eu tenho um blog onde posto conteúdos como esse. Dando dicas aos meus clientes de como terem um melhor posicionamento e credibilidade na internet. A intenção de cada um é diferente.

Crie postagens relevante nas redes sociais

Além dos artigos no blog, compartilhe em suas redes sociais escolhidas, conteúdos que possam ser interessantes aos seus usuários. Claro, os artigos do blog podem e devem ser compartilhados nas redes sociais também. Posts que falem sobre seguro familiar, páginas que expliquem sobre planos de saúde, blogs de corretoras parceiras que tenham um conteúdo interessante…

Não foque apenas em ofertas. Isso fará com que as pessoas percam um pouco o interesse. Seja para o seu público como uma fonte de informações. Fale sobre seguros de vida, seguro automóvel, seguro residencial, ou qualquer outro serviço que você ofereça, mas passando conteúdo real. As normas, quais são as vantagens de um produto, quando um outro vai sair de linha…

Pergunte-se, esse conteúdo pode ser útil para uma pessoa que está procurando por esse serviço? Se sim, poste e compartilhe.

Fundadora e CEO da agência Daniele Sousa Webmaster, 26 anos, carioca, casada, com formação técnica em web design e design gráfico. Trabalha com internet há 10 anos. É especialista em desenvolvimento web e marketing digital, possui vasta experiência em design e programação PHP. Ama café com leitura. É uma apaixonada por empreendedorismo e tecnologia. Criou este blog com a intenção de ajudar novos profissionais da área e empresários que desejam alavancar suas empresas na internet.

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